domingo, fevereiro 13, 2005

ISRAEL, APELO DOS INTELECTUAIS

Nas vésperas do encontro de Sharm el Sheik, intelectuais israelianos lançaram um apelo, a pagamento, nos principais jornais de Israel. Assinaram-no dez dos mais conhecidos escritores daquele país: Amos Oz, A. Yehoshua, David Grossman, Ronit Matalon, Aguy Mishol, Yehoshua Knaz, Eli Amir, Sami Michael, Yahudit Katzir, Meir Shalev.
.
Li esta informação no jornal La Repubblica, do dia cinco deste mês, enviada pelo correspondente Alberto Stabile.
Nessa correspondência , transcreve grande parte do documento - documento este que me parece muito nobre nas suas intenções.
.
O que mais me impressionou foi este excerto: "Nós propomos ao governo de Israel de abrir as negociações com uma mensagem dirigida ao povo Palestinense que exprima o reconhecimento dos seus sofrimentos e admita que Israel tem uma parte de responsabilidade em tais sofrimentos."
.
No passado dia oito, o mesmo jornal publicou um artigo de David Grossman.
Traduzo os dois primeiros parágrafos:
"Que aconteceria se o primeiro-ministro israeliano abrisse o seu discurso, no vértice de Sharm el Sheik, com um reconhecimento da parcial responsabilidade dos seus compatriotas pelo sofrimento dos palestinenses? Que efeito teriam as suas palavras, simples e directas, na opinião pública da Palestina? E que mudanças haveria na posição do estado hebraico numa futura negociação? Que ganharia Israel ou o que é que perderia?
E como reagiriam os israelianos se Abu Mazen iniciasse a sua intervenção, nesse mesmo vértice, expressando participação pelos padecimentos do Povo de Israel durante os longos anos do conflito e admitisse, com simplicidade e sinceridade, que os palestinenses têm nisso uma parte de responsabilidade? É possível imaginar uma eventualidade deste género, no clima de desconfiança e hostilidade que se respira entre os dois povos?"
.
Nota: usei o vocábulo israeliano, em vez do habitual israelita, porque o acho mais adequado.
Há israelianos que não são israelitas; os nossos dicionários assinalam a diferença.
Prefiro também o gentílico palestinense (dicionário Houaiss)
AldaMMaia