quarta-feira, março 16, 2005

RETIRADA DAS TROPAS ITALIANAS DO IRAQUE

E ainda há quem tome a sério o Sr. Berlusconi!
.
Ontem, assisti ao programa Porta a Porta. Nos noticiários, antes que o programa começasse, os tambores da adulação televisiva tinham anunciado a presença do ilustre personagem - o Ungido do Senhor (assim se autodefiniu o cavaliere Berlusconi, no início da sua carreira política).
.
Iniciou o show com a lista dos milagres. E tanto assim, que se vê constrangido a candidatar-se de novo nas próximas legislativas, visto o êxito do seu governo!
Que ninguém fique com dúvidas que aquele ungido transformara a Itália no país mais progredido, mais próspero, mais seguro da Europa. Alarmes de estagnação económica, alarmes do Governador do Banco de Itália, temores dos cidadãos italianos pelo futuro, isso são invenções.
Quaisquer outros governos, anteriores à era berlusconiana, nada fizeram que se assemelhasse à sua administração! Que se envergonhem os precedentes primeiros-ministros, acrescento eu; incompetentes e mandriões. E Andreotti, tantas vezes premiership, que enfie a cabeça num saco.
.
Em Setembro, íníciar-se-á o retiro das tropas italianas do Iraque. O anúncio - no caso de corresponder à verdade - deveria ser proferido na sede adequada, o Parlamento.
Qual parlamento qual carapuça! "Sua Emitência" não perde tempo a dar importância a tais bagatelas. Foi eleito por grande maioria, consequentemente, l'état c'est moi. E depois, as grandes comunicações devem lançar-se através de "Porta a Porta" e Bruno Vespa, responsável e condutor do programa, evita que haja contraditórios. Berlusconi não os admite, portanto, só jornalistas condescendentes e mesureiros.
Pois bem, a tão estrondosa comunicação televisiva, sucederam-se os desmentidos, esclarecimentos de Blair, telefonemas de um Bush preocupado... mais uma tremenda gaffe do primeiro-ministro. E são já tantas!
A oposição classifica o anúncio como: "spot publicitário"; "irresponsabilidade e diletantismo"; "uma vergonha para o País"
A versão, agora, (depois que Bush o chamou à ordem) é que haverá retirada, mas somente quando o Iraque estiver preparado para defender-se em total autonomia.
Valha-nos Deus!
.
Recebi, do Município da cidade de Turim, o postal de aviso para as próximas eleiçoes regionais - Elezioni Amministrative. Este postal-aviso dá-me o direito a descontos na viagem para ir votar. Nas legislativas, posso votar por correspondência.
Francamente, lamento não poder estar em Turim nos primeiros dias de Abril ... só pelo grande prazer de votar na candidata do centro-esquerda! Reservarei essa satisfação para 2006.
Alda Maia