quinta-feira, dezembro 08, 2005

OS CANDIDATOS PRESIDENCIAIS; DEBATES; COMENTÁRIO DE VASCO PULIDO VALENTE

Começou a série de debates. A fórmula usada, francamente, não tem pés nem cabeça. Ou, então, não a apresentem como um debate.

Debate é uma discussão, uma troca viva de ideias e argumentos: onde esteve a discussão? Os dois candidatos, Cavaco Silva e Manuel Alegre, foram muito correctos, respeitadores dos tempos estabelecidos; porém, mais ou menos repetiram o que já tinham expresso em várias outras entrevistas. Não lhes foi concedida outra forma de se manifestarem
Conclusão, todo aquele aparato, afinal, não passou de uma entrevista enroupada com o pomposo nome de debate.

Por que não organizar estes encontros como um debatimento directo, o que seria muito mais espontâneo e ilustrativo das verdadeiras personalidades dos contendentes? Ou no espectáculo é imprescindível a performance dos jornalistas? E se é assim, a maior parte dos jornalistas estará à altura de poder conduzir um debate onde a discussão atinja um clímax verdadeiramente entusiasmante?

COMENTÁRIOS DO DIA SEGUINTE: pelo menos, os que li no jornal Público, não desperdiçaram juízos enaltecedores. As apreciações de Vasco Pulido Valente, todavia, quase me fizeram dar um salto na cadeira! Divertidas, corrosivas, demolidoras: tudo isto já faz parte, aliás, das características de Pulido Valente. O que me deixou estarrecida, e não exagero, foi o primeiro parágrafo do seu comentário. Transcrevo-o: “Não acredito que um destes senhores pudesse ser eleito na «Europa». Mesmo Berlusconi, sendo um passarão, é um passarão de outro porte: com mais cultura, inteligência e manha. Com savoir-faire. Com educação, se quiserem” (…)

Sinceramente, escandalizadamente, eu só pergunto ao Sr. Vasco Pulido valente se se refere ao Primeiro-Ministro italiano ou a qualquer outro Berlusconi seu conhecido, mas que ninguém mais conhece, embora ele esteja convencido do contrário. Citá-lo nesses termos, é impossível que aluda ao primeiro-ministro! A não ser que… a não ser que, para mais achincalhar Cavaco e Alegre, genialmente inventou e aplicou a Berlusconi os dotes de “ mais cultura, inteligência, savoir-faire, educação”… Oh! Valha-nos Deus! É mesmo um forte achincalhamento!

Berlusconi com mais cultura que M. Alegre e Cavaco Silva?! Se é considerado um ignorante, e é-o, donde é que Pulido Valente lhe conhece essa “mais cultura”?

Dotado de “inteligência e manha”, sem dúvida nenhuma, mas para proteger os seus interesses e amontoar capitais, servindo-se da política. A inteligência só a tem sabido aplicar nesse campo.

Quanto a “savoir-faire e educação”, aqui Pulido Valente dá um valente trambolhão por incauto e ignorância do que se passa no mundo político internacional. Nunca ouviu falar das numerosas gaffes e calinadas de Berlusconi? Então é aconselhável que se informe, antes de ofender os nossos candidatos com tão desastrados paralelismos.
Alda M. Maia