domingo, março 05, 2006

AINDA A PROPÓSITO DE LIBERDADE DE IMPRENSA

Liberdade de imprensa ou liberdade de expressão, isto é, liberdade e direito de cada um poder dizer ou escrever o que pensa.

Por causa do já estafado, abusado, inflacionado tema das caricaturas dinamarquesas, alastrou por todo o mundo ocidental o hastear de bandeira da intocabilidade da “liberdade de expressão”.

Já anteriormente reflecti sobre este sacrossanto direito e que eu considero um dos princípios base de uma democracia sã.
Todavia, os que mais proclamaram, vigorosamente, a defesa deste princípio – e refiro-me, sobretudo, a jornalistas ou colaboradores de jornais e revistas – que ideia têm do exercício de liberdade de imprensa? Esta pergunta não é nem ociosa nem ingénua.

Para mim, liberdade de expressão, num país democrático, é um correcto, mas implacável, contra-poder.
É ter na mão o direito de denunciar os abusos do potente que se crê inatingível; é ter a oportunidade de desmascarar os oportunistas que tratam a coisa pública como veículo para alargar e consolidar os próprios interesses em detrimento do interesse geral; é opor-se à mediocridade proposta para ser eleita; é divulgar, documentando séria e honestamente à opinião pública, os casos de corrupção; é escrever sobre os interesses instalados que ofendem o bom senso e a equidade; é agir sem subserviências a quem quer que seja, quando devem escrever sobre problemas, situações discutíveis, prepotências de quem pensa estar acima da lei … enfim, é tudo isto e muito mais ainda.

A liberdade de expressão, ao fim e ao cabo, é um sólido esteio que pode suster a plataforma das razões de quem não tem poderes.

Agora formulo perguntas mais directas: tantos jornalistas, que muito se escandalizaram com o atentado à liberdade de expressão, alguma vez foram irrefragáveis paladinos dos princípios que acima enumerei? Alguma vez pesquisaram, desassombradamente, as maleitas que enfermam a função pública, os abusos de poder, as anomalias de certas riquezas, o emprego correcto dos fundos de coesão?

Estas são algumas perguntas, das muitas que ainda poderia expor, e sobre as quais nem sempre se obtém respostas satisfatórias.
Alda M. Maia