domingo, março 12, 2006

O PRAZER DA LEITURA NA INTERNET

Leitura informativa, acima de tudo.
Quanto à leitura de obras literárias, ainda que falem de modalidades convidativas para explorar esse campo na Internet, não me seduzem.
Nunca trocarei o gosto de pegar num livro, folheá-lo, pô-lo de lado e pegar noutro - tenho o péssimo (ou bom) hábito de ler três ou quatro ao mesmo tempo.
O contacto com os livros é-me imprescindível. Bibliofilia ou bibliomania: as duas coisas, ao fim e ao cabo, embora na minha pequena biblioteca não existam incunábulos ou raridades de primeiras edições. Assim fosse!... Existem livros, tout court.

Voltando à Internet, às leituras informativas, certamente que a riqueza de material de consulta é desmesurada. Mas falando exclusivamente do material de leitura, os jornais ocupam – pelo menos para mim – o lugar privilegiado das preferências, embora adquira, diariamente, o Público e La Repubblica.

A seguir aos jornais, passo aos vários blogues e sites que reputo interessantes: quer portugueses, quer italianos.

Na blogosfera, divirto-me; não só a ler diversos blogs, como a classificá-los segundo o meu metro, os meus gostos.

Alguns são excelentes e coloquei-os nos favoritos, pois leio-os quotidianamente.
Quero destacar Bloguítica: com um português claro; não prolixo; rico de informações e indicações úteis de artigos publicados; sem polémicas agressivas, mas vivas.
Paralelamente, leio com o mesmo interesse Causa-Nossa, Briteiros, Canhoto e alguns mais.

Na blogosfera italiana, não posso deixar de aludir ao famosíssimo blog de Beppe Grillo (www.beppegrillo.it)
É um actor cómico italiano e o seu blog está classificado como o décimo terceiro mundial por número de visitantes e originalidade. E também está considerado como o fustigador máximo da política italiana. Não escapa ninguém: direita ou esquerda.

Quando tenho mais tempo livre, percorro os vários links e detenho-me a ler outros blogs conhecidos.

Alguns, bastantes, parecem-me dotados de um acentuado narcisismo, sobretudo no campo jornalístico.
Outros, classifico-os com a marca magister dixit ou seja: “esta é a minha opinião e é assim que deve ser” - segundo eles pensam, quando escrevem no blog.
A contrariar esta prosápia, vem-me logo à ideia uma comédia de Pirandello: “Così è (se vi pare)” – traduzido literalmente, “assim é (se vos parece)”; traduzido com um bom adágio português: “cada cabeça sua sentença”. E lá se vai, com ruidosa queda da cátedra para onde subiu, o Sr. Magister dixit.

Outros ainda – refiro-me sempre aos blogs - acho-os divertidos, bem escritos, simpáticos.
E por aqui me fico.
Alda M. Maia