quarta-feira, maio 10, 2006

TURIM (TORINO)

Nas viagens organizadas à Itália, raramente a cidade de Turim é incluída nos roteiros habituais. È pena, pois não sabem o que perdem.

Para mim, Torino é uma das localidades mais lindas do norte de Itália – do norte e de toda a península itálica. Nesta apreciação, sou bastante suspeita, visto que foi uma cidade que, praticamente, me adoptou e que eu adoptei.

Vivi em Turim trinta e dois anos. Conheço a cidade melhor do que tantos habitantes nados e criados naquela grande cidade.
Regressei a Portugal, mas não deixo de lá voltar periodicamente. Devo ir, pois sinto-me em casa tanto em Turim como aqui em Vila Nova de Famalicão. Moral da história, tenho o coração partido a meio: metade lá; metade cá.

Amanhã parto, via Madrid, para Torino. Só regressarei nos primeiros dias de Junho.

Entretanto, terei ocasião de votar nas autárquicas; talvez ainda vá a tempo de dar um salto à feira do livro – a mais importante de Itália – e espero não cair em tentações.
De novo visitarei o museu egípcio: quantas vezes percorri aqueles salões e sempre como se fosse a primeira vez! Só este grande museu já mereceria uma viagem a Turim - no mesmo palácio existe a Galeria Sabauda, uma pinacoteca rica e interessantíssima.
De novo percorrerei as salas da Galeria de Arte Moderna (GAM) – outro museu que, pela enésima vez, não deixarei de visitar.

Concluindo: estou já a saborear, antecipadamente, o meu “soggiorno nella mia Torino”.

Ainda há, no programa, uma “Asparzata”. Traduzo e explico: reunião de radioamadores, num almoço, cuja especialidade serão os espargos. Estes serão o pretexto; a grande finalidade será um simpático convívio e ao qual não quero faltar. A I1YG (o meu indicativo italiano de radioamadora) promete-se um dia esplêndido. Ámen!

Aos meus quatro ou cinco leitores digo ciao até Junho.
Alda M. Maia

3 Comments:

At 7:57 da tarde, Blogger carlos ponte said...

Olá Alda,
Descobri-a, ciceronada pelo "asn" do "dispersamente". Sou, por isso, o seu sexto leitor.
Espero que faça uma boa viagem, tenha uma boa estadia e, de regresso, conte-nos coisas da "bota".
Prometo voltar!

 
At 11:59 da manhã, Blogger a d´almeida nunes said...

E assim se vai tecendo aquela teia que a Tereza (http://tempodeteia.blogspot.com) adoptou como estandarte.
Cara Alda.
Não me pode enviar o seu cartão de QSL digitalizado? Colocava-o com muito gosto no blogdosradioamadores e até no dispersamente.
Boa viagem e muitas felicidades, auguri tanti, se bem me lembro dos imensos QSO com aqueles nossos colegas a usarem milhares de Wats no andar final, hi hi
António
Um abraço para o Carlos Ponte.

 
At 6:51 da tarde, Blogger Lucienne said...

Adorei o que vc escreveu sobre Turim. Estou pensando até em morar lá.
Me dê mais dicas...
Tenho lido sobre tudo isso que vc escreveu. Fale sobre o museu do cinema!!!
abços

 

Enviar um comentário

<< Home