domingo, setembro 27, 2009

FALEMOS DE ANIMAIS
.

Mambo
.
Eleições, obrigação de votar, afluência às urnas, clima eleitoral sereno, enfim, muito se poderia escrever sobre estes temas, omitindo, obviamente, os que seriam incorrectos depois da meia-noite de sexta-feira passada.

Mas para desenfastiar, pois confesso que nunca vi uma campanha tão suja como a que ora findou, hoje quero falar de casos interessantes, curiosos, tristes e enternecedores sobre animais.

“Mambo”, o cãozinho abandonado que duas bestas humanas - uma rapariga de 22 anos e um rapaz de 17 – numa pequena cidade francesa, não longe de Perpignan, regaram com gasolina, pegando-lhe fogo. O pobre animal fugiu, rebolou-se no chão e conseguiu sobreviver.
O caso tornou-se notícia, esta alastrou-se, mesmo para além fronteiras (inclusive os nossos telejornais), a França comoveu-se e indignou-se.

Esta história triste teve uma conclusão feliz, pois “Mambo” encontrou imediatamente quem o adoptasse. Além disso, obteve 10 mil euros de contribuições que pessoas generosas enviaram – entre elas Zidane, Alain Delon, Brigitte Bardot, etc. - a fim de que as suas feridas fossem tratadas convenientemente.

A rapariga já foi processada e condenada a um ano de cadeia, embora seis meses com pena suspensa, e uma multa de 6 mil euros, “por crueldade e barbárie”
O cãozinho compareceu no tribunal. Segundo explicou o Procurador, não estava no Tribunal para “suscitar emoções”, mas, como vítima, tinha todo o direito de estar presente.
O rapazote será julgado pelo tribunal de menores.

Para além de um ano de cadeia, poria esta rapariga de 22 anos a limpar um canil e a tratar os animais durante outro ano. Sob vigilância, evidentemente, pois com aquela idade poderia ter demonstrado mais sensibilidade e bom senso.

***** ***** *****
.

Smokey
.
“Smokey”, um gatinho de nove anos, australiano - de Maryboroug, Estado de Vitória.
Três dias após o desaparecimento, regressou todo ensanguentado. Tinha sido alvejado com treze tiros na cabeça.
Ninguém consegue explicar como sobreviveu e encontrou forças para encontrar o caminho de casa. Chamam-lhe o gatinho heróico.
Sedaram-no maciçamente, a fim de poderem extrair os projécteis e internaram-no.

Um conhecido defensor dos animais australiano, Hugh Wirth, asseriu que “são gestos característicos de rapazes entre os 18 e 20 anos. Um modelo que vemos repetir-se em toda a Austrália e existe uma única maneira para resolvê-los, que é a prisão”.
E de que estão à espera?

****
.
LEIS DEDICADAS AOS ANIMAIS
(Informações de um artigo de Roberta Maresci - jornal La Stampa)
.
A parte cómica destas leis é reservada ao bicho homem, visto ser ele o autor.

Vejamos: em Baltimore é ilegal levar um leão ao cinema. Não foi explicada a razão.
Na Florida, é permitido levar a passeio um elefante, mas com uma condição: uma vez ligado o paquiderme a um parquímetro, paga-se o estacionamento como um qualquer veículo.

Em Fairbanks, Alasca, é proibido aos alces caminhar nos passeios.
A lei nasceu há muitos anos, quando o dono de um bar tinha um alce que tratava como um cachorrinho doméstico e divertia-se a embebedá-lo. O pobre alce, embriagado, vagueava pela cidade, cambaleando e sem tino. O povo obrigou as forças da ordem a intervir. Com o fim de pôr termo a esta maldade, foi emanada uma lei com essa proibição.

Na França não se pode dar o nome de Napoleão aos porcos. A questão relaciona-se com o celebérrimo “O Triunfo dos Porcos”, de George Orwell (Animal farm) - na versão francesa, o revolucionário suíno Napoleão foi rebaptizado com o nome César.
Se é verdade a causa que apontam, respeitinho pelos heróis nacionais!

Por fim, aconselho um clic neste post (e noutros), do interessante blogue:
//sonhospesados.blogspot.com.
Asseguro que se deliciarão com os agudos de uma Susaninha Boyle canina.
Não me canso de escutar o Zequinha e rio-me divertidíssima.
Alda M. Maia

4 Comments:

At 1:53 da manhã, Blogger Donagata said...

Achei particularmente "interessantes" (para ler, ridículos) e até ofensivos para quem realmente é humano estes excertos de "legislação sobre animais". Cá em Portugal existe uma legislação, muito incipiente, diga-se, que pretende salvaguardar alguns direitos básicos dos animais. Contudo é só ir ao youtube e são mais do que muitos os vídeos de maus tratos a animais, sobretudo cães e gatos, com as "fronhas" dos espécimes supostamente humanos, bem risonhas e bem reconhecíveis. Que eu saiba nunca foram alvo de qualquer sanção.
Andam depois as associações de pessoas que gostam de animais a tentar resolver problemas que não lhes competiriam se, por um lado as autarquias implantassem um plano de castrações e adopções como devia ser, até por razões de saúde pública, para animais abandonados. Por outro lado, se as pessoas que maltratassem animais fossem, de facto, sujeitas a qualquer penalização.

Caricato é ainda o facto de quando se chama a polícia a intervir num caso desses, a instituição escusa-se sempre e, normalmente, o agente que nos atende, ainda nos aborda com um ar de quem tem pena destas pobres coitadas, frustradas e velhas que, por não terem mais que fazer, vêm para aqui incomodar-nos com estas parvoíces.
E pronto. Agora é que acabou o testamento.
Peço desculpa, mas estas coisas irritam-me pois sou muito cuidadosa com os animais. E, já agora, penso até que quem não consegue ser sensível a estas atitudes aberrantes, não possui sensibilidade para coisa nenhuma.

beijos.

 
At 6:13 da tarde, Blogger Alda M. Maia said...

Boa tarde, Maria Celeste

Não acha que essa reacção das autoridades, quando lhes são assinaladas crueldades contra animais, só demonstram uma grande falta de civismo e uma insensibilidade grosseira?
Bem sei que os problemas de ordem pública são muitos e o pessoal é pouco, mas o impulso cívico e boa vontade podem levar a remediar aquelas situações que normalmente são desdenhadas.
Educação cívica, educação, educação e sempre educação.

Não sei se foi visitar o site do Zequinha. Houve problemas de ligação, mas já desapareceram. Não perca, e verá que achará divertidíssimo e enternecedor.

Só hoje pude responder ao seu comentário - queira perdoar - pois ontem estive ausente destas lides: preparação dos documentos para a renovação da minha carta italiana de radioamadora e que devem partir neste mês de Outubro. Não gosto de deixar o que deve ser feito para a última hora.

Um abraço
Alda

 
At 12:54 da tarde, Blogger Benjamina said...

Cara Dona Alda
Obrigada por ter deixado aqui o link ao Armazém de Pedacinhos, mas de facto o Zequinha é uma maravilha.
E mora a uns escassos 5 km da sua casa...
Beijinhos

 
At 7:08 da tarde, Blogger Alda M. Maia said...

Já sei onde mora o "Susaninha Boyle canino".
Confesso-lhe que estou com uma curiosidade enorme de ouvir o "canto" do Zequinha!
Foi com muito gosto que assinalei blog e post.
Um beijinho
Alda

 

Enviar um comentário

<< Home