segunda-feira, março 21, 2016

HONRA À BANDA MUSICAL DE CARVALHEIRA



Desloquemo-nos a Terras de Bouro, continuemos a penetrar no “coração do Parque Nacional da Peneda-Gerês” e chegaremos ao “Paraíso deslumbrante de verdes e de castanhos, de salgueiros e de carvalhos que guarnecem toda a encosta em que a freguesia se estende, à margem esquerda do rio Homem e à direita da ribeira Rodas”: assim é descrita a freguesia de Carvalheira, concelho de Terras de Bouro.

Desde tenra idade que ouvia falar de Carvalheira e aldeias limítrofes. Nasci em Covide, também situada no lindo e histórico concelho de Terras de Bouro, onde os meus pais e avô materno foram professores.

O professor Maia era um inveterado amante da arte da música. Profundo conhecedor desta arte - e de tantos outros saberes, dada a sua elevada cultura - os seus tempos livres de professor do ensino primário dedicava-os, quase inteiramente, à composição ou arranjos de temas musicais, ao ensino de música ou deliciando-se a gerir bandas musicais.
A prestigiada Banda de Carvalheira - a classificação prestigiada merece-o irrefutavelmente - foi uma atracção para ele. Eis por que nos meus tempos de infância, Carvalheira era-me familiar, embora nunca tivesse conhecido esta localidade. Tive o prazer de a conhecer ontem.

A Banda Musical de Carvalheira nasceu em 1839. Em Mafra, em 2014, nas comemorações do “Dia Nacional das Bandas Filarmónicas”, foi condecorada com a Medalha de Mérito Cultural. Creio que bem poucas outras possam ostentar esta distinção.

No dia 20 de Março 2016, esta Banda Musical comemorou, com um programa abrangente e bem organizado, os 177 anos da sua fundação.
Para tal efeito, enviaram um convite aos descendentes dos maestros que, in illo tempore, dirigiram este grupo musical. Não só para assistir ao acto comemorativo, como para receberem uma “lembrança simbólica de homenagem aos Mestres falecidos”: uma esplêndida lembrança!

Como Alda Maia, fui uma desses descendentes a ser convidada; foi com gratidão que me desloquei de Famalicão até Carvalheira. 
Não é uma viagem fácil nem breve, mas viajei por terras bonitas e conhecidas. Além disso, o motivo da viagem desvalorizava quaisquer dificuldades.

Fiquei agradavelmente surpreendida. A Banda Musical é composta, na sua grande maioria, por jovens. E quanto entusiasmo demonstravam! Um belíssimo sinal de interesse por actividades culturais, paralelamente ao interesse dos habitantes em criar estas oportunidades.
Parabéns, Carvalheira; parabéns, Banda Musical de Carvalheira.