segunda-feira, abril 11, 2016

MAIS UMA VEZ, A “MINHA” CIDADE DE TURIM

Museu Egípcio de Turim. Fila de visitantes - foto de La Stampa, 02/04/2016
     
Chamo-lhe minha, pois o meu grande afecto por aquela esplêndida cidade, Capital do Piemonte, jamais esmoreceu. Sendo assim, quaisquer notícias que a apresentem como actor de relevo, ou mesmo irrelevante, merecem-me o máximo interesse e total atenção.

Mas a boa nova é efectivamente de grande relevância. E eis a razão: concorreu para a classificação de “European Capital of Innovation Award  e ganhou.
A divisa que Turim adoptou, na apresentação da sua candidatura, retrata com objectividade o que é Turim: “O lugar onde as ideias ganham vida”.

Participaram trinta e seis cidades europeias. Na primeira selecção avultaram nove: Amesterdão, Turim, Paris, Berlim, Eindhoven, Glasgow, Milão, Oxford e Viena.
Por último, ficaram três vencedores e na seguinte ordem:
Em 1.º lugar, Amesterdão; em 2.º, Turim; em 3.º lugar, Paris.
Este foi o anúncio da Comissão Europeia, no dia 08 deste mês, sobre os vencedores da “Capital Europeia de Inovação 2016” (Capital Awards).

Ser a segunda Capital europeia da inovação, num painel que compreende metrópoles como Paris, Berlim e Amesterdão, é um resultado extraordinário que premeia a nossa cidade pela sua capacidade de ser ponto de referência, num ecossistema que vê empresas, universidade, centros de investigação e instituições culturais que apostam na inovação…” – Assim se exprimiu Piero Fassino, presidente da Câmara de Turim.

E viva Turim! Só permitiu a Amesterdão que lhe passasse à frente, e com pequena margem, segundo dizem. Todavia, um segundo lugar, num prémio deste género, é já um testemunho de grande distinção. Tem muita razão Piero Fassino.

Ser-me-ia também de grande alegria tomar conhecimento da participação da nossa Capital do Norte, a cidade do Porto, e vê-la nas últimas nove seleccionadas. Seria pedir muito? Não. Força, Porto, e inova, pois tens capacidades para caminhar, expulsar opacidades e engendrar ideias que tomem vida.

****
 Por último, quero ainda acenar, e pondo em evidência, o segundo museu do mundo, depois do museu do Cairo: o bicentenário Museu Egípcio de Turim. Esteve em obras, a fim de aumentar as instalações, com orçamento autofinanciado.

Está classificado como um dos dez museus italianos mais visitados. E muito mais haverá que dizer sobre este prestigiado e riquíssimo museu.